Estudo de incidência regional realizado para a REFER Engineering SA, tendo como cliente final REFER E.P. (Departamento de Planeamento e Estratégia).
Consistiu na avaliação da procura de passageiros na Linha do Algarve, assumindo a possibilidade de uma nova ligação ferroviária ao Aeroporto de Faro.
O estudo incluiu recolha direta de dados (contagens de passageiros no modo ferroviário e inquéritos funcionários do Aeroporto de Faro com componentes de preferência revelada e declarada).
Inclui diagnóstico multimodal de mobilidade motorizada na situação atual e análises na perspetiva da oferta e procura de transporte.
Foi efetuada a modelação das redes de transportes (rede rodoviária, rede ferroviária e rede de transporte coletivo rodoviário) no contexto da área de estudo.
Foram gerados e analisados cenários evolutivos de oferta (corredores alternativos) e procura (evolução diferenciada) no âmbito de passageiros e mercadorias, tendo sido estimadas as respetivas quotas de mercado.
Foram estimados os volumes de procura de passageiros e mercadorias para os anos horizonte de projeto, tendo igualmente sido os inputs necessários ao estudo de viabilidade económica a realizar a jusante.
Cliente: REFER EP
Colaboração: REFER Engineering SA
(em curso)
Foto: Flickr / Nuno Mourão