A “Nova Carta de Leipzig – O poder transformador das cidades para o bem comum” foi adotado nas Reuniões Ministeriais Informais organizadas em 30 de novembro de 2020 sob a Presidência alemã da União Europeia.
A Nova Carta de Leipzig fornece um quadro político fundamental para o desenvolvimento urbano sustentável na Europa. A Carta destaca que as cidades precisam estabelecer estratégias de desenvolvimento urbano integrado e sustentável e garantir sua implementação para a cidade como um todo, desde suas áreas funcionais até seus bairros. O documento está fortemente alinhado com a Política de Coesão e o seu quadro para o desenvolvimento urbano sustentável. Os Estados-Membros concordaram em implementar a Carta nas suas políticas urbanas nacionais ou regionais.
Os princípios comuns são referências úteis para a programação da Política de Coesão (Desenvolvimento territorial integrado e desenvolvimento urbano sustentável). A Carta permitiria aos Estados Membros desenvolver políticas urbanas nacionais de alta qualidade.
A Nova Carta de Leipzig é também acompanhada por um documento de implementação que pretende orientar a próxima fase da Agenda Urbana para a UE de acordo com parâmetros renovados.