Estudo de incidência regional (Península de Setúbal e Lezíria do Tejo) para o cliente final REFER E.P. (Departamento de Planeamento e Estratégia) consistindo na avaliação da procura de passageiros e mercadorias numa nova ligação entre a Linha do Norte e o Novo Aeroporto de Lisboa (Alcochete), e sua articulação com a rede existente na Península de Setúbal.
Abordou a definição conceptual do serviço a propor, nomeadamente no que se refere à sua integração no Conceito de Oferta Ferroviária para a AML.
O estudo incluiu recolha directa de dados (contagens de tráfego, inquéritos origem destino, inquéritos aos passageiros de transporte colectivo rodoviário e ferroviário com componentes de preferência revelada e declarada) e de informação (contactos com autarquias e associações/empresas relevantes).
Inclui diagnóstico multimodal de mobilidade motorizada na situação actual e análises na perspectiva da oferta e procura de transporte.
Foi efectuada a modelação das redes de transportes (rede rodoviária, rede ferroviária e rede de transporte colectivo rodoviário) no contexto da área de estudo.
Foram gerados e analisados cenários evolutivos de oferta (corredores alternativos) e procura (evolução diferenciada) no âmbito de passageiros e mercadorias, tendo sido estimadas as respectivas quotas de mercado.
Foram estimados os volumes de procura de passageiros e mercadorias para os anos horizonte de projecto, tendo igualmente sido os inputs necessários ao estudo de viabilidade económica realizado a jusante.
Cliente: REFER
Colaboração: Ferbritas SA
(2009/2010)
Foto: Flickr / Nuno Morão