Vias menos largas são mais seguras

//

Luís Caetano

Num recente estudo da Bloomberg School of Public Health da Universidade John Hopkins, foi analisado o impacto da largura das vias de circulação na segurança rodoviária.

Este, que incluiu sete cidades dos EUA, utilizou uma amostra de 1.117 troços de rua e realizou uma das mais abrangentes recolhas de dados sobre características geométricas e de desenho de rua, incluindo tipo e largura de ciclovia, tipo e largura do separador central, tipo e largura de passeio, sentido de movimento visual da rua, tipo de estacionamento na rua, largura e taxas de ocupação do espaço de estacionamento, número de vias e número de paragens de autocarros, presença de árvores ao longo da rua e o grau de curvatura da rua.

Apenas foram analisados acidentes em plena via, excluindo-se acidentes em intersecções.

Uma descoberta importante é que arruamentos com faixas de 3 m a 3,6 m de largura e com limites de velocidade de 50 a 55 km/h têm um número significativamente maior de acidentes em comparação com arruamentos com faixas de 2,75 m.

O estudo conclui que o estreitamento da largura das vias nessa gama de velocidades oferece aos decisores autárquicos a oportunidade de melhorar a segurança para todos os utilizadores das vias.

Algumas das principais conclusões do estudo são:

  • Faixas mais estreitas não aumentaram o risco de acidentes. Ao comparar as faixas de 2,75 m e 3,3 m, não existe evidência de aumento de acidentes de carro. No entanto, o aumento para vias de 3,6 m o risco de acidentes aumenta, provavelmente devido aos condutores aumentarem a sua velocidade e conduzirem de forma mais descuidada quando têm espaço para cometer erros.
  • O limite de velocidade desempenha um papel fundamental na segurança. Em vias com velocidades de 30-40 km/h, a largura da via não afeta a segurança. No entanto, em arruamentos com velocidades de 50-55 km/h, vias mais largas resultam num número significativamente maior de acidentes do que com faixas de 2,75 m.
  • Vias mais estreitas ajudam a resolver problemas ambientais críticos. Permitem acolher mais utilizadores (de diferentes modos de transporte) em menos espaço, usam menos pavimento asfáltico, com menor uso de solo e menores áreas de superfície impermeável.
  • O estreitamento das vias de circulação pode ter um impacto positivo na economia. Isso inclui aumento dos valores dos imóveis, impulsiona o comércio ao longo das ruas e desenvolvimento de novos projetos de desenho urbano.

Para mais informações, consultar o site do projeto de investigação ou o seu relatório final.