Os veículos a hidrogénio, também conhecidos como veículos de célula de combustível, funcionam através de um processo chamado de eletrólise, onde o hidrogénio é combinado com o oxigénio do ar para produzir eletricidade. Aqui está uma explicação básica de como esses veículos funcionam:
- Armazenamento de hidrogénio: O hidrogénio é armazenado a bordo do veículo em tanques especiais de alta pressão. Esses tanques são projetados para armazenar o hidrogénio de forma segura e eficiente.
- Célula de combustível: O hidrogénio é alimentado em uma célula de combustível a bordo do veículo. Essa célula de combustível contém elétrodos e um eletrólito, geralmente uma membrana de troca de protões.
- Reação eletroquímica: O hidrogénio é dividido em protões (iões de hidrogénio) e eletrões dentro da célula de combustível. Os protões passam através da membrana de troca de protões, enquanto os eletrões seguem um caminho externo, gerando eletricidade.
- Motor elétrico: A eletricidade produzida na célula de combustível alimenta um motor elétrico que impulsiona o veículo. Esse motor funciona de maneira semelhante aos motores elétricos em veículos elétricos a bateria.
- Emissões: A única emissão dos veículos a hidrogénio é água. À medida que o hidrogénio reage com o oxigénio na célula de combustível, a única substância resultante é a água, tornando-os uma opção de transporte livre de emissões de carbono.
É importante mencionar que existem algumas variações no projeto e na tecnologia usada em veículos a hidrogénio, mas o conceito básico de converter hidrogénio em eletricidade por meio de uma célula de combustível permanece o mesmo.
Embora os veículos a hidrogénio tenham algumas vantagens, como um tempo de reabastecimento rápido em comparação com os veículos elétricos a bateria, existem desafios significativos a serem superados, como a infraestrutura limitada de abastecimento de hidrogénio e o custo de produção e armazenamento de hidrogénio. No entanto, os avanços tecnológicos estão sendo feitos para superar esses obstáculos e tornar os veículos a hidrogénio uma opção mais viável no futuro.