Existem vários tipos de integração de serviços de transporte público que podem ser implementados numa cidade ou região, dependendo das necessidades e características locais. Algumas das principais formas de integração são:
- Integração tarifária: ocorre quando é possível utilizar um único bilhete ou cartão para aceder a diferentes modos de transporte público, como autocarros, metro, comboio, metro ligeiro, entre outros.
- Integração física: ocorre quando há a possibilidade de utilizar diferentes modos de transporte num mesmo terminal, estação ou paragem. Por exemplo, uma estação de metro que permite a integração com autocarro.
- Integração operacional: ocorre quando diferentes operadores de transporte público trabalham juntos para fornecer um serviço mais eficiente e integrado, através, por exemplo, da partilha de informações sobre horários, atrasos, rotas e condições do trânsito.
- Integração modal: ocorre quando diferentes modos de transporte são combinados para fornecer um serviço mais completo e integrado, como por exemplo, a integração entre o metro e o sistema de bicicletas partilhadas.
- Integração espacial: ocorre quando diferentes áreas geográficas são ligadas por uma rede integrada de transporte público, como por exemplo, a integração entre a área central da cidade e os bairros periféricos.
Para uma boa integração dos diferentes serviços de transporte público muitas vezes é necessário garantir mais de um tipo de integração.
Foto: Mariano Mantel