O desenvolvimento e implementação de um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) é um processo que envolve muitas partes interessadas de diferentes setores da autoridade de planeamento, decisores políticos e outros.
O plano deve ter uma visão abrangente do sistema de transporte, trabalhando além das fronteiras setoriais e iniciar um processo de mudança em direção a um planeamento mais integrado.
Um processo PMUS bem-sucedido, portanto, começa com a construção de apoio entre as partes interessadas mais importantes.
Tomada de uma decisão clara para desenvolver um PMUS
O ponto de partida para o desenvolvimento de um PMUS deve ser uma decisão para melhorar a situação de mobilidade atual e uma forte convicção de que é necessária uma mudança em direção a uma maior sustentabilidade.
Deve ficar claro desde o início que o transporte urbano não é um fim em si mesmo, mas contribui para objetivos mais elevados, como a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar.
A decisão de preparar um PMUS significa um compromisso com os objetivos gerais de:
- melhorar a acessibilidade para todos, independentemente do rendimento e condição social;
- melhorar a qualidade de vida e a atratividade do ambiente urbano;
- melhorar a segurança rodoviária e a saúde pública;
- contribuir para as metas climáticas, reduzindo a poluição do ar e sonora, as emissões de gases com efeito estufa e o consumo de energia; e
- aumentar a viabilidade económica, a equidade social e a qualidade ambiental.
Compromisso político
Dependendo do contexto nacional e local, uma obrigação legal de nível nacional, uma decisão oficial de um órgão político local ou um compromisso da administração local podem ser a força motriz para o desenvolvimento de um PMUS.
Em qualquer caso, é necessário um compromisso real para torná-lo um plano verdadeiramente sustentável e eficaz. Se não houver um líder político no nível local, pode ser um desafio convencer outros políticos a apoiar o plano. Isso requer argumentos persuasivos apresentados por alguém que seja respeitado pelos decisores.
Estruturar o PMUS
Um projeto ou medida também pode ser o gatilho para iniciar o processo PMUS.
Com a decisão de um grande projeto de infraestrutura (por exemplo, uma nova linha de metro ligeiro) ou uma grande inovação urbana (por exemplo, uma zona de emissões reduzidas) pode surgir a necessidade de incorporar a medida numa estrutura de planeamento mais ampla.
Um PMUS pode oferecer uma abordagem integrada para um grande projeto, fornecendo medidas complementares, metas de longo prazo e uma abordagem participativa.
Especialmente para projetos grandes e inovadores com alto impacto, um PMUS oferece as estratégias de participação abrangentes que são necessárias para obter o apoio público para as medidas. Um projeto de infraestrutura que afete toda a região pode até impulsionar o lançamento de um PMUS ao nível da área urbana funcional em conjunto com os municípios vizinhos.
Discussão dos problemas que a cidade enfrenta atualmente – e as melhorias que um PMUS poderia desencadear
Uma abordagem útil é mostrar os desafios e problemas que a cidade enfrentará se nada for alterado, enfatizar os benefícios gerados por um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável e destacar o facto de que os eleitores recompensarão bons resultados.
Para comunicar a urgência, pode ser eficaz simular as consequências negativas da manutenção das tendências atuais (por exemplo, em termos de congestionamento futuro e perdas económicas resultantes, ou em termos de indicadores, como mortes na estrada ou anos de vida perdidos devido à poluição do ar ) e apresentá-los com a ajuda de mapas e figuras.
As atuais mudanças rápidas impulsionadas pelas tecnologias digitais destacam a urgência de desenvolver uma abordagem estratégica coerente para a mobilidade sustentável futura. Ao comunicar os benefícios, muitas vezes é útil fazer a ligação aos problemas atuais de alta prioridade – como qualidade do ar, tráfego, segurança no trânsito, disponibilidade de habitação a custos razoáveis ou crescimento económico – explicando como um PMUS pode ajudar a resolvê-los.
Medidas em pequena escala para ganhos rápidos
O compromisso político pode ser desafiador, pois todos os benefícios de um PMUS só se tornam visíveis após um período de tempo maior do que o ciclo eleitoral. Pode ser útil destacar a opção de incluir medidas em menor escala com alta visibilidade no PMUS.
Isso pode gerar apoio público no curto prazo e desencadear uma primeira decisão para desenvolver um PMUS. Por exemplo, a transformação temporária de espaços públicos com soluções “leves e baratas” pode ajudar as pessoas a visualizar as possíveis mudanças positivas (por exemplo, realocação de espaço na rua, uma ciclovia temporária separada por plantadores de flores ou parques em vez de lugares de estacionamento).
O que são Planos de Mobilidade Urbana Sustentável?
Quais são os benefícios de um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável?
Elementos do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável
Conceito Atualizado para Planos de Mobilidade Urbana Sustentável
Indicadores de Mobilidade Urbana Sustentável
Para mais informações contacte-nos através de luis.caetano@w2g.pt.
Fonte: ELTIS