Benefícios dos Planos de Mobilidade Urbana Sustentável

Criar uma cidade sustentável

Aumentar a qualidade de vida

Existem fortes evidências de que o Planeamento da Mobilidade Urbana Sustentável aumenta a qualidade de vida numa área urbana.

Políticas bem coordenadas resultam numa ampla gama de benefícios, como espaços públicos mais atraentes, maior segurança no trânsito e menos poluição do ar e sonora.

Um ambiente tão atraente também incentiva os cidadãos a caminhar e andar de bicicleta com mais frequência, o que melhora sua saúde – e até ajuda a economizar custos.

Criar benefícios económicos

A mobilidade é um fator importante para a economia local. Um ambiente mais saudável e congestionamento reduzido ajudam a reduzir substancialmente os custos para a comunidade local e a atrair novos negócios e investidores.

Na competição global por empresas inovadoras (e empregos bem pagos), a qualidade de vida de uma cidade tornou-se um fator importante; as cidades sustentáveis ​​estão claramente na liderança.

Contribuir para as metas climáticas e ambientais

Um sistema de mobilidade mais sustentável traduz-se diretamente em redução de emissões, ruído, poluição do ar e utilização do solo.

As cidades podem desempenhar seu papel na redução das emissões de gases com efeito estufa e no combate às alterações climáticas. O Planeamento da Mobilidade Urbana Sustentável é um elemento central das políticas climáticas locais e nacionais.

Melhorando a acessibilidade do transporte

O Planeamento de Mobilidade Urbana Sustentável é uma excelente ferramenta para criar soluções multimodais de transporte porta a porta.

A reunião de diferentes atores garante que as necessidades de acesso dos cidadãos e das empresas sejam atendidas de forma eficaz. Ajuda a fornecer boa acessibilidade a serviços, emprego e educação para todos os residentes, independentemente do rendimento e condição social.

Os PMUS oferecem uma estrutura ideal para levantar ideias inovadoras para um novo sistema de mobilidade, para realizar novos projetos e implementar medidas complementares para uma melhoria geral do sistema de transporte.

Implementando mudança

Fazendo uso mais eficaz de recursos limitados

Como os recursos financeiros são limitados, é crucial que as cidades adotem as soluções mais económicas. Os Planos de Mobilidade mudam o foco da construção de uma nova infraestrutura rodoviária para uma combinação de medidas mais equilibrada.

Combinando infraestrutura e medidas técnicas com medidas regulatórias, promocionais e financeiras, as metas de mobilidade podem ser alcançadas com muito mais eficiência.

Criação de sinergias entre setores e fronteiras

Os problemas de mobilidade urbana frequentemente ultrapassam as fronteiras municipais, estão relacionados a múltiplas áreas temáticas ou envolvem uma ampla gama de departamentos e instituições. Os PMUS inspiram uma cultura de planeamento colaborativo em todos os setores e níveis administrativos. Soluções bem conectadas respondem mais apropriadamente a problemas cada vez mais complexos.

Apoio público

O envolvimento das partes interessadas e dos cidadãos é um ingrediente básico de um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável.

Uma autarquia (municipal ou intermunicipal) que demonstra que se preocupa com as necessidades e desejos de seus residentes e os envolve de forma adequada pode obter um alto nível de apoio público.

A participação pode tornar-se uma fonte de ideias para planeadores, aumenta a legitimidade e reduz o risco político de oposição a políticas ambiciosas.

Obter acesso mais fácil a financiamento e financiamento

A cooperação de instituições públicas de diferentes setores e atores privados permite reunir recursos para ações conjuntas.

Um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável ajuda as autoridades de transporte a atrair financiamento tradicional e de novas fontes.

Os planeadores podem demonstrar os impactos de medidas individuais avaliadas em relação aos indicadores-chave de desempenho, tornando as propostas de financiamento mais atraentes.

Planeamento em tempos de incerteza

O surgimento de novas tecnologias, modelos de negócios e desejos do consumidor servem para criar incertezas de planeamento, mas os objetivos de longo prazo que gozam de amplo suporte podem fornecer uma estrutura de orientação dentro da qual se pode priorizar políticas mais sistematicamente e selecionar medidas conforme as circunstâncias.

O que são Planos de Mobilidade Urbana Sustentável?

Quais são os elementos do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável?

Iniciar o processo de Planeamento de Mobilidade Urbana Sustentável

Para mais informações contacte-nos através de luis.caetano@w2g.pt.

Fonte: ELTIS