Plano de Mobilidade Empresarial da IP

Elaboração de Plano de Mobilidade Empresarial da IP, para IP – Infraestruturas de Portugal S.A. (em curso)

Plano de Mobilidade Empresarial da IP

O Plano de Mobilidade Empresarial IP (MOB-IP) tem como principal objetivo conhecer as necessidades e padrões de mobilidade dos seus colaboradores, identificar e hierarquizar os principais problemas, sustentando o desenho e desenvolvimento de soluções de mobilidade otimizadas que respondam a estas necessidades de forma mais sustentável.

A realização do Plano incide sobre os colaboradores do Grupo IP localizados nas áreas da Grande Lisboa, Grande Porto e Coimbra, concentrando perto de dois milhares de trabalhadores que se organizam em 14 polos de dimensão diferenciada.

A metodologia proposta para o desenvolvimento do MOB-IP organiza-se tendo presente o conteúdo do “ Guia para a Elaboração de Planos de Mobilidade de Empresas e Polos (Geradores e Atractores de Deslocações)” IMTT em 2011, com as necessárias adaptações às especificidades que a organização IP apresenta.

Assim, para além do apoio às atividades da Fase de Arranque do projeto (identificação do problema, identificação dos agentes a envolver e seus potenciais contributos na elaboração e implementação do plano), é efetuado no contexto da sua elaboração um extenso diagnóstico das várias vertentes em análise. Este sustenta-se em grande medida na construção e implementação de um inquérito à mobilidade aos colaboradores abrangidos, o qual teve uma franca adesão. Tal permitiu desde logo efetuar uma caracterização aprofundada das suas necessidades e opções de mobilidade no que se refere às deslocações casa-trabalho, trabalho-casa e em período de almoço, bem como à potencial recetividade a um conjunto de tipologias de intervenção. Complementarmente são também analisadas as características das deslocações em serviço inerentes à atividade da IP. A análise destas duas vertentes permite a quantificação dos impactes ambientais (emissões GEE e consumos) e económicos (custos diretos e externalidades) atualmente associáveis à atividade da organização IP, apontando assim caminhos para a sua mitigação.

É nestas premissas que se realiza o desenho das alternativas de intervenção e sua posterior avaliação em termos dos recursos a envolver e dos potenciais benefícios que delas decorrem. Tal permitirá uma seleção informada das soluções a implementar, seus horizontes de concretização, agentes a envolver e resultados esperados da sua implementação, conteúdos do Plano de Ação do MOB IP. É ainda produto deste projeto a estruturação do Modelo de Monitorização e Roadmap para a Implementação do MOB-IP.

Todos os Projetos