Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transportes do Médio Tejo

Este Plano de Mobilidade de incidência interconcelhia, é composto pelas fases de (I) Caracterização Diagnóstico, Construção de Cenários, Objetivos e Definição de Estratégia; (II) Formulação e Avaliação de Propostas; (III) Programa de Ação e Sistema de Monitorização e; (IV) Produção do Relatório Final. Integram ainda o Plano estudos específicos relativos às Redes e Serviços de Transporte, […]

Directrizes Nacionais para a Mobilidade

No âmbito do Pacote da Mobilidade, o Instituo da Mobilidade e Transportes definiu, em 2011, as Directrizes Nacionais para a Mobilidade. De acordo com o IMT, “as linhas de orientação devem ser entendidas como o conjunto de princípios a reter, não sendo obrigatório que sejam cumpridas de forma exaustiva por todos os municípios que pretendam estabelecer um […]

Cidade do México: “Menos estacionamento, mais cidade”

O ITDP (Institute for Transportation and Development Policy), lançou recentemente uma campanha na Cidade do México destinada a sensibilizar os decisores para a necessidade de limitar a construção de lugares de estacionamento na capital deste país da América Central. O argumento é que a oferta excessiva de estacionamento na cidade torna mais atrativa a opção […]

Bremen vence prémio SUMP 2014

Bremen (Alemanha) venceu o prémio SUMP (Plano de Mobilidade Urbana Sustentável no acrónimo em inglês) relativo ao ano de 2014 dedicado à inovação em mobilidade urbana. O prémio, no valor de 10 000 euros foi entregue por Violeta Bulc, Comissária Europeia para os Transportes. O concurso de 2014 foi dedicado a premiar a excelência na […]

Benefícios da implementação de um Plano de Mobilidade

A implementação de um Plano de Mobilidade pode revestir-se de diversos benefícios, nomeadamente: Melhoria das condições de acessibilidade para todos os cidadãos, incluindo as pessoas com mobilidade reduzida e os grupos populacionais mais vulneráveis: idosos e crianças; Melhoria do serviço de transportes públicos oferecido aos cidadãos e das condições para as deslocações a pé e […]

Nova portaria do governo regula financiamento de operações de mobilidade no âmbito do Portugal 2020

A Portaria 57-B/2015 contém o Regulamento Específico que estabelece as condições de acesso e as regras gerais de financiamento para as operações apresentadas ao abrigo das Prioridades de Investimento e Áreas de Intervenção no domínio da sustentabilidade e eficiência no uso de recursos. O financiamento das operações relacionadas com a mobilidade urbana encontra-se condicionado pela existência […]

O que são Planos de Mobilidade Urbana Sustentável?

A forma como a Comissão Europeia define os Planos de Mobilidade Urbana Sustentável decorre de um amplo consenso sobre as características principais de um plano de mobilidade e transporte urbanos moderno e sustentável. Não se pretende que este conceito represente uma abordagem uniforme do planeamento dos transportes urbanos. Pelo contrário, pode e deve ser adaptado às […]

Acordo de Parceria entre a Comissão Europeia e Portugal prevê a realização de Planos de Mobilidade para financiamento de medidas de mobilidade

O Acordo de Parceria submetido à Comissão Europeia pelo governo português antevê algum condicionamento à dotação de financiamento de intervenções futuras no âmbito da promoção da mobilidade urbana, admitindo que só terão acesso a fundos comunitários no período 2014-2020, as medidas decorrentes dos planos de mobilidade. Concretamente, lê-se na página 180 do documento “Portugal 2020 – […]

Fatores determinantes para a utilização da bicicleta enquanto meio de transporte quotidiano em Portugal

 Luís Caetano (luis.caetano@w2g.pt) Resumo Em Portugal a utilização da bicicleta enquanto meio de transporte para a realização de deslocações quotidianas é ainda incipiente. Segundo os dados do Recenseamento Geral da População de 2011, nos concelhos de Portugal Continental média das quotas do modo ciclável na realização de viagens casa-trabalho e casa-escola não vai além de […]