Serviços de transporte Expresso

O decreto-lei 140/2019 de 18 de setembro regula as condições de acesso e de exploração do serviço público de transporte de passageiros expresso. Constitui «serviço público de transporte de passageiros expresso» o serviço público de transporte de passageiros realizado para ligações diretas e semidiretas interurbanas entre aglomerados ou centros urbanos, complementares ao serviço público de […]

O que é a micromobilidade?

A micromobilidade refere-se à deslocação de veículos leves que circulam a uma velocidade até 25 km/h e são utilizados em deslocações inferiores a 10 km. A micromobilidade inclui: Veículos leves de propulsão humana ou elétricos;Veículos próprios ou partilhados;Veículos de velocidade baixa (até 25 km/h) ou moderada (até 45 km/h). A micromobilidade não inclui: Veículos a […]

Benefícios dos Planos de Mobilidade Empresarial

Existem diversos benefícios associados à implementação de um Plano de Mobilidade Empresarial. Estes podem ser agrupados em benefícios para a empresa/organização, para o colaborador e para a sociedade. Empresa: redução dos custos associados ao transporte (estacionamento, combustível, frota)redução da necessidade de estacionamentoretenção de talentos e redução da rotatividade dos colaboradoresmelhoria da imagem corporativa frente aos […]

Lisboa tem pacto de Mobilidade Empresarial

O Pacto de Mobilidade Empresarial de Lisboa visa contribuir para uma mobilidade mais sustentável na cidade de Lisboa através de ações concretas, com as quais as empresas se comprometem, em interação com a CML, os seus colaboradores, fornecedores e clientes. Através da adoção de novas medidas, comportamentos e soluções, em cooperação com o poder local, […]

O que é um Plano de Mobilidade de Empresas?

Os Planos de Mobilidade de empresas e pólos geradores/atractores de deslocações são instrumentos de planeamento que pretendem apoiar as organizações na gestão mais eficiente da mobilidade induzida pela sua actividade, através do desenvolvimento e implementação de um conjunto integrado de medidas ajustadas às características de cada empresa ou pólo, ao perfil de actividade, às suas […]

Estudos de Tráfego no município da Maia

No Município da Maia, estão sujeitas a estudo de tráfego : As operações urbanísticas suscetíveis de agravarem as condições de mobilidade urbana existentes, assim consideradas pelos serviços técnicos municipais responsáveis, nomeadamente:Que contenham unidades hoteleiras com mais de oitenta quartos;Cuja superfície bruta de construção destinada a comércio e/ou serviços seja superior a 2000 m² ou cujo […]

Estudos de Tráfego no município de Braga

No Município de Braga, nas operações urbanísticas de impacte urbanístico relevante ou em polos geradores/atratores de deslocações, os serviços municipais podem exigir, como elemento complementar da apreciação do projeto, a apresentação de um estudo de tráfego e de circulação na envolvente. Do estudo de tráfego e de circulação devem constar, entre outros julgados necessários, os […]

Estudos de Tráfego no município do Porto

No Município do Porto não é permitida a promoção de qualquer operação urbanística que constitua, comprovadamente, uma sobrecarga incomportável para as infraestruturas ou serviços gerais existentes ou implique, para o Município, a construção ou manutenção de equipamentos, a realização de trabalhos ou a prestação de serviços por este não previstos, designadamente quanto a arruamentos e […]

Estudos de Tráfego no município do Seixal

No município do Seixal estão sujeitos a estudo de tráfego os seguintes polos geradores/atratores de deslocações: As unidades comerciais com área de construção para comércio superior a 2500 m2;As unidades industriais e de serviços, com mais de 350 trabalhadores ou tráfego pesado superior a 50 veículos;Os edifícios que compreendam simultaneamente mais do que um tipo […]