Estudo de pré-viabilidade de soluções para a expansão do Sistema Automático de Transporte Urbano de Oeiras até à Estação Ferroviária do Cacém – FASE I e FASE II

frankfranciscoEstudo de incidência supra-concelhia (Oeiras e Sintra) realizado no sentido de obter estimativas de procura para a extensão da rede atual do SATU de Oeiras até à Estação do Cacém, constituindo-se assim como uma alternativa em transporte coletivo na articulação entre as Linhas Ferroviárias de Cascais e de Sintra, suporte de importantes serviços suburbanos à escala da Área Metropolitana de Lisboa.

O estudo incluiu inquérito à mobilidade de residentes, e dos utilizadores dos interfaces (Cacém e Paço de Arcos) e dos principais pólos empregadores servidos (Tagus Park, Lagoas Park, etc) com componentes de preferência revelada e declarada (tecnologia CAPI). Inclui diagnóstico multimodal de mobilidade motorizada na situação atual e análises na perspetiva da oferta e procura de transporte.

Foi efetuada a modelação das redes de transportes (rede SATU, rede rodoviária, rede ferroviária e rede de transporte coletivo rodoviário) no contexto da área de estudo.

Foram gerados e analisados cenários evolutivos de oferta e procura de passageiros, tendo sido estimadas as respetivas quotas de mercado.

Foram estimados os volumes de procura de passageiros para os anos horizonte de projeto, tendo igualmente sido os inputs necessários às análises custo-benefício realizadas a jusante.

 

Cliente: Teixeira Duarte SA

Colaboração: Perform SA

(2009/2010)

Foto: Flickr / Frank Miller

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